segunda-feira, 5 de julho de 2010

Toy Story: O Processo Digital

Assim como todas as animações feitas por computação gráfica, Toy Story 3 passou por várias etapas até alcançar a incrível qualidade gráfica que você observa na tela. Descubra abaixo parte do trabalhoso processo feito pelos animadores da   Pixar Animation Studios.
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Este storyboard (como são chamados os desenhos feitos antes da criação de um filme) foi feito pelo artista Jeff Pidgeon e é um dos cerca de  500 desenhos feitos por artistas para o final da sequência  #300 – “Boas-vindas calorosas”, onde os brinquedos são recebidos por Lotso e fazem um tour na sala Borboleta, na creche Sunnyside Daycare.
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Esta  arte-conceitual foi feita pelo Diretor de Arte de  Toy Story 3, Tsutsumi, mostrando a exploração da cor e do design dos novos personagens e novos ambientes.
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Este quadro mostra a câmera em fase de testes, o que precede a animação de personagens, conhecida como  Layout. A composição ainda não está totalmente construída neste momento e ela só é finalizada quando o layout estiver terminado. Alguns brinquedos do fundo ainda não estão presentes. As roupas dos brinquedos também não são definitivas e serão aperfeiçoadas uma vez que a animação estiver concluída.
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Animação Final de Posições dos Personagens. Os personagens primários e secundários são animados por quadro-chave. Centenas de brinquedos ao fundo estão povoando agora a creche Sunnyside Daycare.
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Animação Final de Roupas dos Personagens, que é animada por simulação dinâmica. Nesta foto, as roupas de Barbie e Ken são simuladas. Este quadro final mostra o sombreamento definitivo (texturas dos materiais) para a imagem e todas as superfícies já estão com textura, cores, modelos e propriedades de seus respectivos materiais que irão responder adequadamente quando iluminados pelo Departamento de Iluminação.
Iluminação final. O Departamento de Iluminação é responsável pela integração de todos os elementos (personagens, peças da composição, animações de panos e tecidos, etc) para criar a imagem final. A iluminação é feita através da colocação virtual de fontes de luz na cena em que iluminam os personagens e o conjunto. Dezenas de luzes são muitas vezes necessárias, bem como efeitos de iluminação, tais como os eixos da luz do sol vistos nesta foto. Lotso era um personagem particularmente difícil para o sombreamento no Departamentos de Iluminação porque ele é completamente coberto com pelos.
O material acima foi enviado para toda a imprensa pela assessoria da
Walt Disney Pictures Brasil.


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